Translate

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A Região Oeste

A Região Oeste é constituida pelos Concelhos de Alenquer,Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, espaço unido por uma herança cultural comum,cimentada em séculos de cultura da vinha e num apego muito forte à terra e ao mar.
A proximidade a Lisboa,a gastronomia rica e variada da região,o seu vasto património, desde grutas pré-históricas,espólio de periodo jurássico,museus ricos em arqueologia,pintura ,arte sacra e cerâmica,o ex -libris da vila de Óbidos com o seu Castelo, a Reserva  Natural da Ilha da Berlenga,única Reserva Marítima do País, mais recentemente o Jardim da Paz Buda Eden,o maior jardim oriental na Europa e num futuro próximo irá chegar ao Oeste o parque de Diversões sob o tema dos Descobrimentos.
As suas belas praias,são referência obrigatória para os apaixonados do Surf e outros desportos nauticos. Ainda ao nível dos desportos encontra o Parapente e Asa Delta na Serra de Montejunto e um dos melhores Resort de Golf da Europa fica na Serra d`El Rei.
Deste modo o Oeste além  de Terra de Vinhedos e de Mar e uma das maiores Regiões Vinícolas de Portugal e o centro da cultura da Pêra Rocha,também é o Oeste, Terra de Golfe Resorts.
Vila de Óbidos
Praia D´El Rei Golf

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Preparados Biodinâmicos para equilibrar Solos


Dos nove preparados de Rudolf Steiner BD500 a BD508,muitos são apresentados dentro de "chifres", mas recomendamos a substituição por embalagens recicladas , podem não ter as propriedades dos "chifres"mas as vacas agradecem!


BD500-Preparado Chifre-esterco

O preparado Chifre-esterco (500) tem uma importância particular, porque se dirige ao solo e às raízes das plantas.Este preparado  é um possante vivificador de solo, que favorece a atividade microbiana, a formação de húmus, o crescimento de raízes e o seu desenvolvimento em profundidade.
É elaborado a partir de esterco fresco de vacas colocado em " chifres de vacas/frascos", é enterrado durante o inverno quando a “Terra se abre para o Cosmo e inspira” e repousa até a primavera, quando  é desenterrado.
Este preparado deveria ser aplicado no mínimo duas vezes por ano, geralmente na primavera e no outono, durante o preparo do solo ou semeadura um pouco antes que a atividade biológica do solo seja mais intensa. O BD500 deve ser diluído em água de chuva (preferencialmente) morna, dinamizado em "barril de madeira"ou outro recipiente disponível, em contato com o solo. A pulverização deve ser feita ao entardecer  e  evitar a aplicação antes da chuva.
 A dinamização é uma ação especial onde as forças contidas nos preparados passam para a água através de um movimento circular que forma um redemoinho, um vórtice, que vai até o fundo do "barril". Quando esse vórtice estiver perfeito o movimento é subitamente invertido para o lado oposto, criando o caos e novamente restabelecendo a ordem. Isso deve ser feito durante uma hora.
Para um ha aplicar 100gr diluido em 60 litros de água.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Sopa de Urtigas


Eco-receita
de Alexandra Azevedo



Ingredientes

2,5L de água
1Kg de batata
1 cabeça de nabo
1 cebola
1 molho de urtigas
bagos de arroz ,sal e azeite

Modo de preparação
Cozer a batata,a cebola e o nabo durante 15 minutos.Triturar,adicionar as urtigas,previamente preparadas,e os bagos de arroz.Cozer 5 minutos.Temperar com sal e azeite a gosto.
Nota:
Quando uso arroz integral cozo-o previamente
Folhas de urtigas

Sopa de Urtigas

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Permacultura

Bill Mollison conhecido como o "pai da permacultura" foi o primeiro a escrever sobre agricultura permanente, e as suas definições têm por base a observação e o questionar da resiliência do bosque.
A autosustentabilidade do ecosistema e a interdependência com o ser humano, só se completam no dar e receber, o conceito de troca/cooperação é que completa o individuo e a natureza!
Segundo a Permacultura é preciso desconstruir a palavra agricultura, (agros-solo e cultura-crescimento), e assim na permacultura utilizamos a técnica das "camas altas", que faz "crescer solo".
Na permacultura, a construção humana consciente, cria paisagens orgânicas que respeitam as curvas de nível.
Permacultura são princípios fundamentais de vida, observáveis, universais e com liberdade de escolha!

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Trocar Noticias

Trocar Noticias é o nome da newsletter do Banco Central/GRAAL e acaba de sair a nº18 do 1º semestre de 2014,que podem consultar no endereço www.bancodetempo.net/pt/Newsletter/ e da qual escolhi partilhar a  seguinte noticia:

 PROJETO BANCO DE TEMPO ATIVO
É bastante positivo o balanço que fazemos destes meses iniciais de 2014 no que se refere ao projeto “Banco de Tempo Ativo: Reforçando Redes Sociais Comunitárias”, desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos para a Intervenção Social(CESIS) e financiado pelo programa Cidadania Ativa, através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2009-2014 — EEAGRANTS, gerido pela Gulbenkian.
Realizaram-se várias atividades que reforçam o movimento do Banco de Tempo em Portugal:
Criou-se um novo portal do Banco de Tempo e páginas em duas redes sociais: twitter e facebook, ampliando-se a visibilidade do conceito e das dinâmicas do Banco de Tempo, em Portugal.
Foi também importante a criação da plataforma para a gestão de informação do Banco de Tempo que está a ser utilizada por 13 Agências do Banco de Tempo.
Foi elaborado um manual de apoio à utilização e realizaram-se 3 ações de formação para a utilização da nova ferramenta de gestão.
Estas ações realizaram-se, em Quarteira (dezembro), Lisboa (janeiro) e em Coimbra (fevereiro), contaram com a participação de membros de equipas dinamizadoras do Banco de Tempo e de organizações interessadas em abrir novas agências do Banco de Tempo.
Ainda no domínio da formação, realizou-se uma ação sobre comunicação, intitulada “A Relação do Banco de Tempo com os media”. Teve lugar no âmbito do Encontro Nacional do Banco de Tempo, no 9 de maio em Évora. Foi avaliada de forma muito positiva a temática foi considerada muito pertinente para o trabalho das Agências.
É igualmente de destacar o trabalho de aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação do funcionamento da rede Banco de Tempo para o qual muito contribuiu o CESIS, entidade parceira do Graal neste projeto.
Em curso está a elaboração de uma publicação sobre práticas bem-sucedidas no Banco de Tempo,da qual daremos notícia na próxima edição do Trocar Notícias.

Parabéns ao Graal por mais um projeto que reforça o movimento do Banco de Tempo em Portugal e vamos esperar que o nosso BdT Oeste  possa ser mais um contributo positivo e inovador no reforço desta  rede!